Buscando qualidade de vida com uma alimentação equilibrada e atividade física para ficar de bem com o espelho e com a vida; )

domingo, 6 de julho de 2014

Aprendendo a fazer substituições

Hoje fiquei pensando o que faria para o almoço, pois ontem tivemos um jantar especial e bem calórico e queria algo leve hoje para compensar.

Pensei em tilápia, mas não consegui comprar ontem e não tinha tempo de ir no mercado. Daí veio a inspiração de fazer um strogonoff de frango, mas com algumas substituições mais saudáveis e menos calóricas.



Vamos lá!

Strogonoff de frango

Ingredientes:
- 200g de filé de peito de frango
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho amassado
- 1 tomate italiano
- 3 colheres de sopa de requeijao light
- 50ml de leite desnatado
- 1 colher de sopa de catchup
- Cogumelos (opcional - eu não usei).

Refoguei 200g do filé de peito em um fio de azeite, alho e cebola, temperei com sal e mix de pimenta moída na hora.
Quando estava todo branquinho acrescentei o tomate italiano sem pele e sem semente cortado em cubinhos. (Dica: Para tirar a pele do tomate de forma fácil, só colocar ele em água fervente por 5 minutos).
Daí pro molho em vez de usar o gorduroso creme de leite eu coloquei um pouco de leite desnatado e requeijao light. Como faço tudo no olho o leite eu coloquei mais ou menos uns 50ml e três colheres de requeijão.
Se ficar muito ralo você pode engrossar com farinha ou colocar um pouco mais de requeijão light.
Coloquei 1 colher de catchup e testei o sal no final.

Rendeu 2 porções.

Arroz com brócolis

Em vez de usar o arroz branco tradicional usei uma sobra de arroz integral que eu já tinha pronto e acrescentei 3 buquês de brócolis cortados em pequenos pedaços. (Eu compro o brócolis pré cozido congelado).
Só misturar tudo e aquecer com um pouco de água ou acrescentar o brócolis quando o arroz estiver quase pronto.

Batata rústica assada com alecrim

Em vez de usar a calórica batata palha fiz essa batata assada que ficou DI-VI-NA!
Nossa, eu nunca tinha feito e fica muito, mas muito gostosa.

Usei duas batatas pequenas, que lavei, cortei em 4 pedaços ao cumprido sem tirar a casca e deixei por 5 minutos na água fervente para dar uma pré cozida.
Depois numa travessa coloquei elas com a casca pra baixo passei um fio de azeite por cima de todas, salpiquei sal fino e espalhei 4 punhados de alecrim.
Na metade do tempo virar as batatas para assar melhor do outro lado também.
Deixei assar por uns 30minutos no forno médio,
Como os fornos tem variação o tempo pode ser para mais ou para menos. Fique de olho e quando estiverem douradas está pronto.

Nas receitas já tinha tomate e brócolis completei o time de legumes e verduras com alface americana cortada em tirinhas e para comermos a dose diária de feijões ou similares coloquei uma colher de sopa de grão de bico com um fio de azeite e sal.

De bebida: suco de abacaxi!

Com isso tive mais uma experiência de que podemos fazer substituições inteligentes e termos refeições super gostosas, balanceadas e com menos calorias.
Vamos nos adaptar?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário