Buscando qualidade de vida com uma alimentação equilibrada e atividade física para ficar de bem com o espelho e com a vida; )

sábado, 12 de julho de 2014

Pipoca sem óleo no microondas

Sabia que a pipoca tem muitas fibras? Pois é, além de gostosa ela pode ser bastante saudável, se você não entupir de óleo e manteiga.

Hoje testei essa forma de fazer a pipoca para comermos durante o jogo e deu super certo.


Como fazer:

Em um recipiente de vidro grande coloque:

5 colheres de sopa de milho
5 colheres de sopa de água
1 colher de chá de sal

Misture tudo

Tape a vasilha com plástico filme e faça 4 furinhos.

Programe o microondas na potência máxima para 6:30

As pipocas só começam a estourar depois dos 4 minutos.
Fique atento ao barulho das pipocas estourando, se o tempo estiver acabando e ainda tiver estourando coloque mais 30 segundos, se já tiver espaçado o tempo entre um estouro e outro desligue para não queimar.

Testem aí ; )


Achei essa receita nesse blog aqui
Aliás, gosto muito das receitas de lá.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

"Escondidinho"

Olá pessoal,

Variar é o caminho!

Coloquei escondidinho entre " " por não ser bem a receita de escondidinho, mas é inspirado nele.

Tinha macaxeira, mandioca, aipim... como queiram rsrs cozida e congelada no freezer (4 pedaços pequenos, aproximadamente 150g) e resolvi usá-la hoje. Esta raiz é um alimento bastante nutritivo, rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, óleos essenciais e proteínas.

Então, descongelei e a esmaguei e coloquei para cozinhar um pouco mais em pouca água e quando virou um creme acrescentei uma colher de sopa de requeijão light.

Refoguei a carne moída (usei patinho, que tem menos gordura) em alho e cebola e temperei com sal light (menos sódio, pois estou hipertensa), pimenta moída na hora, pedacinhos de pimentão, salsinha e um tomate sem pele e sem semente e um cubo do meu caldo de legumes, que ensinei a fazer aqui.

Depois servi uma camada do creme de macaxeira, uma colher da carne moída e o restinho da macaxeira.
Não levei para gratinar no forno, pois entupiria de queijos e consequentemente calorias e gorduras.

Mas, colocar um pouquinho de queijo ralado em cima não é tão atentado assim. Equilíbrio!

Fiz uma saladinha também de alface americana, pepino e um pouco de tomate, que roubei da carne.

Rendeu uma porção e sobrou carne moída para uma próxima receita.
Ficou deli deli! ;)


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mamão maravilha

Ai gente peguei amor por esse mamão maravilha, rsrs... pra quem não suportava mamão chega a ser até meio louco. =P

Agora também estou fazendo com alpiste, rsrs... digo: chia! Pois, ela tem propriedades antiinflamatórias o que é ótimo para mim.

Olha que bonitinho o de hoje:


E você já fez alguma versão desse mamão aí na sua casa? Experimente! ;)

Para esse eu usei:

1/2 mamão papaia
1/2 Vigor Grego Zero Gordura
2 colheres de sobremesa de Chia
3 amêndoas

Pilates

Faço Pilates desde novembro por recomendação médica, com aulas ministradas por fisioterapeuta.

Com o método venho trabalhando o fortalecimento da musculatura para tirar a sobrecarga das articulações e também aumentar a flexibilidade reduzindo a rigidez causada pela doença. É uma forma de trabalhar todas as articulações também, pois como tenho várias articulações acometidas fazer a fisioterapia normal ficou quase missão impossível.

Eu estou amando fazer Pilates, a minha evolução é impressionante. Mesmo não utilizando todas as possibilidades do método, pois muitos exercícios eu ainda não tenho condições de fazer, devido as limitações de dores e lesões, vejo as mudanças no meu corpo: braços e pernas mais definidos, reduziu celulite, barriga diminuindo e hoje tenho muito mais flexibilidade.
Estes resultados vieram sem a dieta balanceada, confesso que estou curiosa para ver a evolução a partir de agora, que estou comendo melhor.

Se eu consegui tudo isso com limitações, imagina quem não tem restrição? Por isso, recomendo muito as aulas de Pilates, coisa que vou levar para vida, pois depois que conheci nunca mais quero voltar a fazer musculação, coisa que nunca gostei.

Vejam a série de exercícios que fiz hoje e minha super professora fotografou :) 
Vamos em frente! Beijos




quarta-feira, 9 de julho de 2014

Beringela e Abobrinha grelhadas

Olá pessoal,

Essa é uma forma de fazer a beringela e a abobrinha, que eu gosto bastante e é super fácil.

Eu uso o grill para fazer e basta cortar em rodelas de aproximadamente 0,5cm e colocar para grelhar sem adicionar nada.


    

Quando estiver grelhada dos dois lados como na foto pode retirar do grill.


E cortar em pequenos pedaços.


Daí você adiciona azeite e shoyo. Para essa quantidade de abobrinha e beringela eu usei uma colher de sopa de azeite e duas colheres de shoyo.



E servi assim:


Abobrinha, beringela, tomate picado sem pele e sem semente, cenoura picada e cozida, palmito e grão de bico com uma tilápia cozida no vapor.

Foi um almoço bem levinho para economizar nas calorias, pois era dia de jogo e petiscos.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Será que o alimento que você compra é realmente saudável?

As indústrias possuem equipes de marketing bem danadinhas para criar rótulos cheio de atrativos e pegadinhas para nos fazerem acreditar, que aquele alimento é saudável.

Tem muito pão fantasiado de integral, que na verdade a farinha integral passa só o cheiro.
Muitas chamadas de zero, contém fibras, light e embalagens atrativas com cara de saudável, que na verdade não são.

Fujam dessas armadilhas!
A melhor coisa a fazer é aprender a ler os rótulos, não apenas a quantidade de calorias, mas toda a tabela nutricional e a lista de ingredientes.
Quanto menos ingredientes adicionados principalmente de aditivos, estabilizadores, açúcar, gorduras saturadas e sódio melhor.

Mas, como sou leiga estou aprendendo a fazer isso através do Blog Fechando o Zíper e daí compartilho essa dica com vocês também, para que façamos as melhores escolhas dentre a quantidade de marcas que estão disponíveis nas prateleiras.

Por exemplo:
Olhem a avaliação dessa barrinha de cereal, que eu jurava ser saudável por ser de "aveia, banana e mel': http://fechandoziper.com/cereal/nutry-aveia-banana-e-mel/

Acessem: www.fechandoziper.com

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O que me direciona!

Como saber a quantidade de alimentos que devemos ingerir diariamente para conseguir emagrecer?

No ano passado eu já tinha conseguido emagrecer 7kg, quando adoeci e fui forçada a parar. Agora estou de volta ao mesmo processo, sendo um pouco atrapalhada pelos petiscos da copa e alguns excessos (faz parte), mas aos poucos estou vendo os números na balança baixarem.

Acredito que ter um acompanhamento nutricional é essencial, mas não tive boas experiências com nutricionista e endocrinologista, pois ou passavam dietas muito distantes do meu dia a dia e outra logo me receitou sibutramina, que me deu muitos efeitos colaterais. Com certeza tive azar, mas não procurei outras opções.

Também não curto dietas mega restritivas e nem excessos como se entupir de claras, whey protein, batata doce, frango e etc... Acredito que temos que encontrar o equilíbrio naquilo que gostamos e o que é saudável, se tiver vontade de algo matar essa vontade, mas aprender aos poucos a dosar na quantidade do chocolate ou doce por exemplo e fazer com que esses desejos gordinhos sejam menos frequentes. Pois, se na maioria dos dias você é regrado é bem possível dar umas aprontadas na semana.

Então, gostaria de compartilhar com vocês o que me guia: o site Dieta e Saúde. Que foi um achado nas minhas pesquisas pela internet.

Ele funciona tipo uma calculadora de pontos onde os alimentos que você come ganham uma pontuação de acordo com sua tabela nutricional, não apenas pelas calorias, mas pela quantidade de gorduras, fibras e outros.
Eu uso a versão paga, que registra tudo, e que você pode ir cadastrando os alimentos/marcas que usa no seu dia a dia, que gosta, que cabe no seu bolso e daí você consegue planejar o que vai comer durante o dia para ficar dentro dos pontos. Mas, eles também tem a versão gratuita com restrições.

Na versão paga você também ganha pontos extras quando faz atividade física.
E ainda tem aplicativo pro celular pra você ir registrando as coisas durante o dia.

Nem todo mundo se adequa ao método, pois você tem que ter uma certa dose de disciplina para registrar tudo que come, cadastrar os alimentos/marcas que você usa, cadastrar as receitas que você faz. Algumas pessoas a quem eu indiquei não se adaptaram, mas para mim funciona super bem.

Eles tem vários planos do mais básico ao mais completo, nos mais avançados você pode tirar suas dúvidas com nutricionistas, psicólogos e educadores físicos além de ter várias reuniões diárias para orientação e incentivo.

Aqui um print do meu aplicativo de ontem:


Fiquei dentro dos pontos que são recomendados para mim e também tive carinha feliz em todos os ítens, pois segui a recomendação nutricional, ou seja, comi 3 tipos de fruta, 3 tipos de legumes ou verduras, 4 tipos de cereais integrais, 3 tipos de leites ou derivados e feijão ou similares. Isso significa que ontem fiz uma alimentação balanceada e ingeri o número de calorias correto para o dia. Nem todos os dias consigo ter todas as carinhas felizes, mas o caminho é tentar ao máximo ficar dentro dos pontos e que esses pontos tenham qualidade nutricional.

O site é o www.dietaesaude.com.br
Fica a dica! Vai que funciona para você também!

Em quem eu me inspiro

Tem um blog que acompanho, que gostaria de compartilhar com vocês:

Ela posta receitas, exercícios e a transformação dela é muito inspiradora.
Ela já foi gordinha e hoje tem o maior corpão e é super adepta da vida saudável e com equilíbrio.

E eu concordo plenamente com o que ela postou ontem e replico aqui:

"Vejo muita gente fazendo terrorismo por ter saído da dieta, se culpando por ter comido um chocolate, ou duas fatias de pizza. Vejo muita gente achando que pra ter um corpo bonito e ser saudável é preciso ser radical. Deixar de comer tudo o que gosta, viver de batata doce e frango, tirar glúten, lactose, comer 10 claras de ovo ao dia, tomar chás e sopas, fazer detox, termogênicos, e toda essa coisarada. Vejo gente que se sente triste por não alcançar o padrão de beleza atual ou frustrada por não ter a coxa da fulana ou a barriga da ciclana. Vejo gente que tem coxa grossa e quer ter fina, que tem perna fina e quer ter grossa, com bunda que quer perder, sem bunda que quer ficar ganhar. Vejo de tudo. Mas o que eu queria ver realmente? Pessoas felizes, satisfeitas, mais saudáveis, com bons hábitos, equilibradas, com amor próprio. Pessoas tentando ser melhores emocionalmente e não só fisicamente. Pessoas tentando mudar hábitos de verdade e não apenas emagrecer e ficar “saradas”. Hoje comi feijoada, Comi docinhos que amo e me diverti pra valer em uma festa de aniversário. Eu não sou radical, e foi assim durante toda a minha dieta de emagrecimento, fazendo meus extras sem peso na consciência. Hoje é mais raro, mas às vezes também me passo como qualquer pessoa normal. Como uns doces a mais, e até umas taças de vinho a mais, e por aí vai. E sabe? Às vezes também tenho preguiça de ir a academia, e vontade de ficar sentada no sofá. A diferença é que isso não é mais uma constante na minha vida. São momentos, que não me fazem pior, nem mais feia, nem menos saudável. Porque no outro dia tô lá com minha alimentação equilibrada, meus exercícios frequentes e tudo o que tanto amo. E não me culpo por isso. É normal. Sabe por quê? Porque super heróis não existem, perfeição não existe. Todo mundo tem seu defeito, uma celulite em algum lugar, estrias escondidas, ângulos piores. E buscar a perfeição pode nos levar a uma enorme frustração e uma infelicidade sem fim. Reflita: o que é a felicidade pra você? E pense: Se é pra tentar ser perfeito, que assim seja. Perfeitos de alma, coração, amor e bondade. Um grande beijo no coração e uma linda semana!"

Acessem! www.blogdamimis.com.br

Recomendo acompanharem ela nas redes sociais para verem as dicas, que ela posta diariamente. ; )

www.facebook.com/BlogDaMimis
www.instagram.com/blogdamimis

Penne integral ao molho de salmão


Olá people!

Jantarzinho leve e com cara de gordinho :)

Antes de compartilhar a receita gostaria de incentivá-los a substituir as massas brancas pelas integrais. Pelo menos experimentar! Eu confesso que não vejo diferença no paladar dessas massas que compro e hoje em dia temos uma boa oferta de formatos e marcas. Alguns exemplos do que tenho em casa:


No vidro é um Tortellini Tricolore da Taeq, aí tem um fetuccine da Cadoro, Fusili e Penne da Barilla e também uma marca de arroz sete cereais e arroz integral.
Se engana quem acha que a massa integral tem menos calorias, ela na maioria das vezes tem mais, porém é um alimento com muito mais fibras e nutrientes. Vale a pena fazer essa troca. ;)

Ingredientes:
- 2 pedaços de filé de salmão
- 1 dente de alho amassado
- 1 cebola pequena
- 1 tomate pequeno sem pele e sem semente
- 3 colheres de sopa de requeijão light
- Leite desnatado quanto baste
- 160g de pennete rigate integrale Barilla

Receita:

Marinar o filé de salmão por melo menos 30 minutos em um limão espremido e usei um sal que comprei que já tem raspas de laranja, lima e erva doce. Vocês podem usar os temperos que gostem ou apenas o limão, sal e pimenta.
Cozinhar o salmão no vapor por 15 minutos. (Dica: quem não tem panela de cozinhar no vapor, pode improvisar com o escorredor de macarrão dentro de outra panela e sua tampa).

Em uma frigideira refogar:
Alho, cebola, tomate sem pele e sem semente - dourar primeiro só o alho, acrescentar a cebola e só quando ela estiver transparente colocar o tomate.
Quanto o tomate der uma desmanchada acrescentar o salmão já cozido e despedaçado.
Colocar o requeijão e um pouquinho de leite pra dar o ponto do molho, não pode colocar muito para não ficar ralo.
Verificar o tempero e se tiver ao seu gosto mistutar com a massa já cozida.

Você pode colocar no prato um parmesão ralado, que possui versões light também, mas na minha opinião os frescos ralados na hora são a melhor opção.

Servi com um chá vermelho com amora geladinho, mas fiquei imaginando com um vinho branco ou rosé.

E aí vai começar a substituir os alimentos na sua casa também?
Lembrem-se: se testarem alguma receita do blog tirem foto e me mandem ou me marquem. Ta?

Beijos!

domingo, 6 de julho de 2014

Lanche


Na taça de hoje eu usei:

1/2 manga rosa cortada em cubinhos
1 unidade de Vigor Grego Zero
2 colheres de sobremesa de Neston 3 Cereais
1 colher de sopa de granola

Montagem:

No fundo a manga
2 colheres de sobremesa do iogurte
Neston
Restante do iogurte
Granola

A manga que usei estava gelada (Adoro!)
Me senti tomando um sorvete :)
Gostoso, nutritivo e saudável!

Aprendendo a fazer substituições

Hoje fiquei pensando o que faria para o almoço, pois ontem tivemos um jantar especial e bem calórico e queria algo leve hoje para compensar.

Pensei em tilápia, mas não consegui comprar ontem e não tinha tempo de ir no mercado. Daí veio a inspiração de fazer um strogonoff de frango, mas com algumas substituições mais saudáveis e menos calóricas.



Vamos lá!

Strogonoff de frango

Ingredientes:
- 200g de filé de peito de frango
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho amassado
- 1 tomate italiano
- 3 colheres de sopa de requeijao light
- 50ml de leite desnatado
- 1 colher de sopa de catchup
- Cogumelos (opcional - eu não usei).

Refoguei 200g do filé de peito em um fio de azeite, alho e cebola, temperei com sal e mix de pimenta moída na hora.
Quando estava todo branquinho acrescentei o tomate italiano sem pele e sem semente cortado em cubinhos. (Dica: Para tirar a pele do tomate de forma fácil, só colocar ele em água fervente por 5 minutos).
Daí pro molho em vez de usar o gorduroso creme de leite eu coloquei um pouco de leite desnatado e requeijao light. Como faço tudo no olho o leite eu coloquei mais ou menos uns 50ml e três colheres de requeijão.
Se ficar muito ralo você pode engrossar com farinha ou colocar um pouco mais de requeijão light.
Coloquei 1 colher de catchup e testei o sal no final.

Rendeu 2 porções.

Arroz com brócolis

Em vez de usar o arroz branco tradicional usei uma sobra de arroz integral que eu já tinha pronto e acrescentei 3 buquês de brócolis cortados em pequenos pedaços. (Eu compro o brócolis pré cozido congelado).
Só misturar tudo e aquecer com um pouco de água ou acrescentar o brócolis quando o arroz estiver quase pronto.

Batata rústica assada com alecrim

Em vez de usar a calórica batata palha fiz essa batata assada que ficou DI-VI-NA!
Nossa, eu nunca tinha feito e fica muito, mas muito gostosa.

Usei duas batatas pequenas, que lavei, cortei em 4 pedaços ao cumprido sem tirar a casca e deixei por 5 minutos na água fervente para dar uma pré cozida.
Depois numa travessa coloquei elas com a casca pra baixo passei um fio de azeite por cima de todas, salpiquei sal fino e espalhei 4 punhados de alecrim.
Na metade do tempo virar as batatas para assar melhor do outro lado também.
Deixei assar por uns 30minutos no forno médio,
Como os fornos tem variação o tempo pode ser para mais ou para menos. Fique de olho e quando estiverem douradas está pronto.

Nas receitas já tinha tomate e brócolis completei o time de legumes e verduras com alface americana cortada em tirinhas e para comermos a dose diária de feijões ou similares coloquei uma colher de sopa de grão de bico com um fio de azeite e sal.

De bebida: suco de abacaxi!

Com isso tive mais uma experiência de que podemos fazer substituições inteligentes e termos refeições super gostosas, balanceadas e com menos calorias.
Vamos nos adaptar?

Beijos!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Para refletir...


Taça de iogurte

Olá pessoal,

Mais uma ideia bonita, gostosa e saudável para os lanches intermediários.
Vamos comer de 3h/3h que dá resultado ;)

Nessa eu usei:

- 1 unid de Vigor grego Zero
- 1 colher de sopa de geleia de frutas vermelhas 100% fruta e zero açúcar da Queensberry
- 1 colher de sopa de granola

Coloquei iogurte no fundo, meia colher de geleia, iogurte, granola e geleia.


Frango desfiado

Frango desfiado é coringa para quem está fazendo uma alimentação mais saudável e já há algum tempo eu vejo receitas de sanduíche, wrap, tapioca, crepioca e tantos outros usando o frango desfiado como ingrediente. É uma forma de ter uma proteína e deixar de lado um pouco os embutidos e daí o melhor é fazer uma quantidade maior e deixar guardado na geladeira.

Então, hoje resolvi fazer! Mas, o que quero mesmo é compartilhar uma super dica de como desfiar o frango de forma vapt vupt.

Eu refoguei o filé de peito sem osso e sem pele com alho, cebola, tempero italiano, mix de pimenta moída na hora e colorau, quando estava dourado coloquei água fervente na altura apenas para cobrir todo o frango e deixei cozinhar por 15 minutos na panela de pressão.

Depois do tempo tirei a pressão e dei umas 10 boas sacudidas na panela tampada e fiquei impressionada ao abrir e encontrar um lindo frango todo desfiadinho.

Aaaaaamei!!! 
Coloquei seleta de legumes enlatada que tinha ervilha, cenoura e batata... ok eu sei que esses enladados não são legais, mas estava sem tempo, pois cheguei tarde pra fazer o almoço e queria dar um colorido.

O mesmo frango usei a noite em um cone feito de rap 10 light, que aqueci na frigideira e daí só acrescentei requeijão light e passas e recheei o cone.
Ficou bem bom! =D

Olha aí a cara do meu franguinho