Buscando qualidade de vida com uma alimentação equilibrada e atividade física para ficar de bem com o espelho e com a vida; )
Mostrando postagens com marcador Receitas - Peixes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receitas - Peixes. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Penne integral ao molho de salmão


Olá people!

Jantarzinho leve e com cara de gordinho :)

Antes de compartilhar a receita gostaria de incentivá-los a substituir as massas brancas pelas integrais. Pelo menos experimentar! Eu confesso que não vejo diferença no paladar dessas massas que compro e hoje em dia temos uma boa oferta de formatos e marcas. Alguns exemplos do que tenho em casa:


No vidro é um Tortellini Tricolore da Taeq, aí tem um fetuccine da Cadoro, Fusili e Penne da Barilla e também uma marca de arroz sete cereais e arroz integral.
Se engana quem acha que a massa integral tem menos calorias, ela na maioria das vezes tem mais, porém é um alimento com muito mais fibras e nutrientes. Vale a pena fazer essa troca. ;)

Ingredientes:
- 2 pedaços de filé de salmão
- 1 dente de alho amassado
- 1 cebola pequena
- 1 tomate pequeno sem pele e sem semente
- 3 colheres de sopa de requeijão light
- Leite desnatado quanto baste
- 160g de pennete rigate integrale Barilla

Receita:

Marinar o filé de salmão por melo menos 30 minutos em um limão espremido e usei um sal que comprei que já tem raspas de laranja, lima e erva doce. Vocês podem usar os temperos que gostem ou apenas o limão, sal e pimenta.
Cozinhar o salmão no vapor por 15 minutos. (Dica: quem não tem panela de cozinhar no vapor, pode improvisar com o escorredor de macarrão dentro de outra panela e sua tampa).

Em uma frigideira refogar:
Alho, cebola, tomate sem pele e sem semente - dourar primeiro só o alho, acrescentar a cebola e só quando ela estiver transparente colocar o tomate.
Quanto o tomate der uma desmanchada acrescentar o salmão já cozido e despedaçado.
Colocar o requeijão e um pouquinho de leite pra dar o ponto do molho, não pode colocar muito para não ficar ralo.
Verificar o tempero e se tiver ao seu gosto mistutar com a massa já cozida.

Você pode colocar no prato um parmesão ralado, que possui versões light também, mas na minha opinião os frescos ralados na hora são a melhor opção.

Servi com um chá vermelho com amora geladinho, mas fiquei imaginando com um vinho branco ou rosé.

E aí vai começar a substituir os alimentos na sua casa também?
Lembrem-se: se testarem alguma receita do blog tirem foto e me mandem ou me marquem. Ta?

Beijos!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Almoço chique de hoje!

Olha hoje estou bem orgulhosa do almoço que eu fiz, pois ficou com cara de restaurante chique hehe...

Seguindo a tendência de reduzir o consumo de carne vermelha decidi fazer hoje um filé de tilápia e pensei nessa composição, que ficou bem levinha e muito saborosa.


Tilápia grelhada com molho pesto acompanhada de mousseline de abóbora e arroz sete cereais.

Para fazer a tilápia:

Deixei os filés marinando em suco de um limão, mix de pimentas moídas na hora e sal.
E depois grelhei eles na frigideira colocando um fio de água e no final um fio de azeite só pra dar uma dourada. Mas, ela foi grelhada repondo a água sempre que secava.

Molho pesto:

Primeira vez que eu faço! Rendeu um potão, que pode ficar na geladeira por umas três semanas, to pensando nele para ser usado em bruschettas e petiscos... divino! Também cai muito bem com macarrão, mas consumo moderado heim pois ele contém gorduras saudáveis (castanha e azeite), mas como também vai queijo parmesão, em excesso fica bem calórico.


O que dá mais trabalho para fazer o molho pesto é tirar todas as folhinhas de manjericão dos talos, tirando isso é super fácil e rápido!

Processar:
- 150g de queijo parmesão ralado fresco (melhor comprar o pedaço de parmesão e ralar na hora do que usar o de pacotinho).
- 1 dente de alho
- 1 xícara de castanha de caju granulada
- Um maço inteiro de manjericão
- 150ml de azeite... não adicionar o azeite todo de uma vez. Ir colocando aos poucos para que fique uma consistência cremosa e molhadinha, mas não muito líquida.

Mousseline de abóbora:

Cozinhar por 25minutos em água e colorau aproximadamente 230g de abóbora seca ou a abóbora de sua preferência.
Depois de cozida bater no liquidificador com um pouco de água.
Voltar para panela e cozinhar mais um pouco e adequar o tempero... eu só usei sal.
Se ficar muito mole usar um pouco de amido de milho para engrossar.

Arroz sete cereais:

Só colocar para cozinhar em água e sal por 30minutos.
Uso o da marca Ráris.

Ps: não temperei muitos os acompanhamentos pelo fato do molho pesto já ser bem forte, deixei o destaque para ele.
Daí fica ao gosto do paladar de vocês.

Servi com uma taça de chá vermelho com amora geladinho ;)

Bom demais! =*

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Salmão cozido no vapor com molho de iogurte

Eu estava super afim de fazer um salmão, pois embora seja um peixe bem calórico ele é extremamente saudável e uma excelente opção para deixar a carne vermelha de lado de vez em quando, pois eu sou muuuuuito carnívora e preciso mudar isso.

Então, corri pro Google para achar uma receita de salmão diferente, gostosa e que não acrescentasse muitas calorias a mais e daí achei essa, que achei o máximo e super aprovei!

Ingredientes

4 filés de salmão
1 colher de alecrim fresco
1 folha de louro
1 colher de chá de margarina
2 tomates picados sem pele e sem semente
½ xícara de chá de leite desnatado
1 colher de chá de farinha de trigo
250 ml de iogurte natural desnatado
Sal a gosto

Modo de preparo
Tempere os filés com sal (a gosto), o alecrim e o louro. Leve para cozinhar no vapor por cerca de 10 minutos.
Em uma frigideira antiaderente, coloque a margarina, o tomate e deixe refogar. Enquanto isso, em uma vasilha, misture o leite, a farinha, o iogurte e um pouco de sal. Acrescente a mistura aos tomates. Deixe no fogo até que comece a ferver. Misture durante o cozimento. Regue os filés com o molho e sirva.

Encontrei a receita original em: Cybercook
Link original: http://cybercook.com.br/receita-de-salmao-ao-molho-de-iogurte-light-r-99-84723.html

Servi com um risoto de arroz 7 cereais, que ficou muito bom, mas muito calórico por causa do queijo parmesão ralado. Mas, pelo menos ingerimos muitos cereais integrais e que não estávamos acostumados.

Receita do risoto:

Ingredientes:

1 xícara de RÁRIS® 7 Cereais Integrais
3 e 1/2 xícaras de água
1 tablete de caldo de legumes
50 g de queijo parmesão ralado
75 g de manteiga com sal
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Ferva a água com o tablete de caldo de legumes. Acrescente o RÁRIS® 7 Cereais Integrais. Deixe cozinhar por 25 minutos. Verifique se ainda há um pouco de água na panela. Caso a água tenha secado, acrescente 1/4 -1/2 xícara. Junte a manteiga, misture e deixe derreter. Em seguida coloque o queijo ralado e misture delicadamente, Quando o ponto dos cereais estiver "al dente" verifique o sabor e acrescente sal e pimenta a gosto. Está pronto!

Origem da receita do risoto: embalagem do próprio produto